![](https://static.wixstatic.com/media/d3ad4b_25ac25f4d8314087a4fe9af9d07902e9.jpg/v1/fill/w_29,h_34,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/d3ad4b_25ac25f4d8314087a4fe9af9d07902e9.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/d3ad4b_86cd636eec6b45178d2b3e3cc35620eb.png/v1/fill/w_620,h_352,al_c,lg_1,q_85,enc_avif,quality_auto/d3ad4b_86cd636eec6b45178d2b3e3cc35620eb.png)
Comecei a trabalhar com adolescentes no ano de 2011. Quando me ofereceram simplesmente me lancei pela fé, porque experiência não tinha nenhuma. Começamos uma célula com quatro meninas. No inicio foi assim meio desajustado, eu era acostumada com célula de jovens e adultos, mas nunca tinha participado de uma célula adolescente.
Descobri logo nos primeiros meses que era muito diferente, e que eu precisaria aprender a lidar com essa fase. Minha oração era para o Senhor me ensinar a ama-los, isso fez toda diferença, o primeiro passo foi conquistar o coração deles. Neste tempo li o livro, “Uma Liderança que prevalece” da autora Marília S. Pedrosa que me ajudou muito a trabalhar e expandir minha visão me levando a entender a importância de investirmos nos adolescentes, porque eles são o futuro da igreja no mundo.
Esta célula que iniciou com quatro meninas veio a crescer para 18 adolescentes e multiplicamos em outros três pequenos grupos. Hoje nosso setor tem seis células sendo duas de crianças e quatro de adolescentes e estamos em oração por novos líderes para multiplicamos e abrirmos mais células.
Bem, o que tenho aprendido, é que para uma célula de adolescentes realmente funcionar, e dar frutos, é preciso um esforço muito além da uma hora semanal de uma célula normal. O líder em primeiro lugar precisa estar com o coração totalmente entregue a este projeto, amar os adolescentes e ter muita paciência.
Outro item indispensável é a criatividade, adolescentes em todos os lugares buscam sempre algo novo, diferente, e algo que eles mesmos podem fazer e colocar a mão na massa.
Não é por que são adolescentes e precisam de algo diferente que a estrutura da célula normal como de um adulto deixa de ter o seu valor, como:
- Dinâmica – sempre bem divertida com muita movimentação, para isso várias vezes recorri ao amigo Google que sempre me oferece uma dinâmica nova.
- Louvor – músicas animadas, atualizadas e no volume alto. O líder pode até puxar os primeiros passos, por mais que não saiba dançar mais isso faz toda a diferença para animação contagiar todos da célula.
- Palavra – aquela que o pastor ministra no domingo, procuro sempre trazer para o contexto deles, aplicando no seu dia a dia e vez ou outra procuro palavras direcionadas, ou abro espaço para algum deles comentar uma palavra que teve em seu TSD – Tempo a sós com Deus – Ao fazer isso estamos encorajando-os a crescerem e dando importância ao que Deus está fazendo na vida deles. Creia que por mais simples que seja o compartilhar deles, pode estar nascendo ali um grande pregador do futuro.
- Visão – Não é diferente com eles então é sempre trabalhar os pilares da visão, quanto mais se fala mais vai sendo encucado na vida do adolescente.
- Oferta – Aprender a ter um coração disposto a doar pela vida de outra pessoa pode começar na fase da infância e adolescência. Eles sentem tudo com muita intensidade, quando se fala em doar algo eles sempre correspondem.
- Oração – Esta fase tem muitos motivos de orações, e mesmo que pareçam bem engraçados e simples, ouça cada um, orar e levá-los a orar um pelo outro transforma a fé de cada um em ação. É só começar a orar e dentro de pouco tempo começar a ouvir os testemunhos também, são milagres sendo gerados na vida dos nossos adolescentes.
- Lanche – Esta parte não pode faltar, pois é nela que o líder terá contato direto e pessoal com cada membro de célula. Não precisa ser algo muito elaborado, às vezes uma pipoca com suco, um sorvete, uma bolacha agua e sal com patê, bolos etc.
Podemos sim fazer uma célula com esta estrutura sem deixarmos de ser criativos. Faça a célula enquanto prepara um macarrão, ou do lado de fora da casa. Uma célula do mês assista a um filme que passe alguma lição de vida, elabore uma gincana sobre a visão. Invista nas células especiais: ir à sorveteria, um dia de lazer no parque, um piquenique etc.
O segredo como disse no começo é não deixar a célula apenas uma vez por semana, e sim estender nos demais dias, fazendo assim eles se sentirão amados, valorizados. Me atrevo a dizer que todo adolescente tem uma linguagem de amor em comum, que é o tempo de qualidade, e isso você pode fazer depois do culto em uma conversa procurando saber como ele está. Interaja com eles, através de SMS, Facebok, Twiter. Visite-os. Não se esqueça dos aniversários. Esteja com eles nas programações dos jovens e adolescentes. Saia para comer um lanche, cinema etc.
Fonte: amominhacelula.com.br